Câmara de Matureia promove inclusão social com tradução em Libras em suas sessões

Por assessoria   Quinta-Feira, 1 de Junho de 2023

A Câmara Municipal de Matureia deu um importante passo rumo à inclusão social ao realizar a primeira sessão ordinária presidida pelo Presidente Bruno Wanderley. A sessão foi marcada por uma novidade significativa: a presença da professora Rita, responsável pela tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), garantindo o acesso a pessoas surdas e com deficiência auditiva.

A sessão, que foi transmitida online, contou com a participação de autoridades de outras cidades, como a presidente da Câmara de Patos-PB, Tide, o presidente da Câmara de Mãe d'Água, Deo, e o prefeito de Matureia, Zé Pereira. Além disso, toda a equipe técnica da Câmara esteve presente para presenciar esse importante avanço na garantia da participação igualitária na vida política local.

Um dos principais destaques da sessão foi a apresentação e votação do projeto de resolução proposto pelo Presidente Bruno Wanderley. Esse projeto visa tornar obrigatória a tradução em Libras de todas as sessões da Câmara de Matureia, visando garantir que a comunidade surda tenha pleno acesso às discussões e decisões tomadas pelo poder legislativo municipal.

A iniciativa do Presidente Bruno Wanderley foi amplamente elogiada pelos presentes, que reconheceram a importância de promover a inclusão social em todas as esferas da sociedade. A presidente da Câmara de Patos-PB, Tide, destacou a importância de iniciativas desse tipo para fortalecer a democracia e a cidadania.

O presidente da Câmara de Mãe d'Água, Deo, ressaltou que essa medida é um exemplo a ser seguido por outras cidades. Durante a sessão, o prefeito de Matureia, Zé Pereira, enfatizou o compromisso da administração municipal em promover a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade. Ele parabenizou a Câmara Municipal por essa iniciativa pioneira e se comprometeu a apoiar medidas que garantam a inclusão e o acesso pleno aos direitos de todos os cidadãos.

Com a aprovação do projeto de resolução, a Câmara de Matureia se torna uma referência na região, ao garantir a inclusão de pessoas surdas e com deficiência auditiva nas discussões políticas locais. A iniciativa reforça o compromisso do legislativo municipal com a promoção da igualdade e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

A partir de agora, todas as sessões da Câmara de Matureia serão acompanhadas por uma intérprete de Libras, permitindo que a comunidade surda participe ativamente do processo democrático e exerça sua cidadania plenamente. Essa ação é um passo importante para ampliar a representatividade e a participação de todos os cidadãos na vida política do município.

A Câmara de Matureia espera que essa medida inspire outras instituições e órgãos públicos a adotarem práticas inclusivas