A casa do povo


                                                                                  camaradematureia@gmail.com

 

 


 

Mutirão de catarata do Opera Paraíba no Hospital de Clínicas tira 400 pessoas da fila de espera

O programa Opera Paraíba levou ao Hospital de Clínicas, em Campina Grande, um mutirão de 400 cirurgias de catarata. Com a ação do Governo do Estado cada um dos pacientes beneficiados está tendo a oportunidade de ter de volta a saúde dos olhos.

Os procedimentos aconteceram de segunda (6) a quinta-feira (9), sendo 100 cirurgias por dia. A aposentada Maria Inez operou o olho direito. Segundo ela, a visão já não permitia enxergar com nitidez. “Eu não estava enxergando bem não. Nem conseguia mais ler nada. Ainda bem que apareceu esse programa pra dar uma oportunidade pra gente, porque se fosse para pagar, eu não tinha condições,” relata.

Alguns pacientes contemplados no mutirão foram encaminhados para os procedimentos depois de serem atendidos na caravana do Opera Paraíba nos bairros, que aconteceu durante quatro dias da semana. Uma das usuárias foi a dona de casa Ana Lúcia, do bairro do José Pinheiro. “Eu queria muito conseguir essa cirurgia pra fazer minhas coisas sem depender de ninguém. Foi tão rápido que nem imaginei, quando pensei que ia só fazer consulta pra depois marcar, a cirurgia já estava marcada,” conta.

Mesmo com o grande número de intervenções realizadas, um outro mutirão já está programado para acontecer no hospital, como informou a diretora da unidade, Vívian Rezende. “Nós realizamos 400 cirurgias e já estamos planejando, junto à Secretaria de Estado da Saúde, mais 300 procedimentos. Essa é uma cirurgia que tem grande demanda, principalmente para pessoas idosas,” disse. 

Para se cadastrar no programa, o usuário precisa ter encaminhamento médico e entrar em contato com a secretaria de saúde do seu município. Os moradores de Campina Grande podem se inscrever através do site www.operapb.saude.pb.gov.br ou presencialmente no Hospital de Clínicas.

Desde o lançamento do programa, em 2019, já foram mais de 23 mil pessoas que saíram da lista de espera por uma cirurgia na Paraíba.